Diário de um Professor

Criar um Site Grátis Fantástico

Família e Escola

Família e Escola

 

NOVAS FORMAS DE LER E CONTRALER O MUNDO

   Os aspectos econômicos, tecnológicos, científicos e ambientais se tornam agentes construtores dos valores de uma época. Estes valores delimitam a forma de ler e contraler o mundo.         

Demo em seu livro “O Porvir-desafio das linguagens do séc.XXI” da Editora IBPEX de Curitiba, 2008,no texto abaixo conceitua o ato de ler e contraler o mundo.

O desafio social da leitura detém como nódulo central, a habilidade da contraleitura porque é com ela que podemos, com base na habilidade de brandir a autoridade do argumento, não só ir além do argumento de autoridade, mas principalmente cultivar o saber pensar para melhor intervir. Ler significa tanto compreender os significados quanto atribuir significados alternativos ao mundo emergindo o leitor/autor. (DEMO, 2007, p. 23)

 Lemos e contralemos a sociedade em que vivemos e somos educados. A sociedade é conceituada a partir dos modos de produção e de trabalho com o qual o homem intervém no meio natural. Podemos citar como exemplo deste conceito, a descrição que Ponce faz em seu livro “Educação e luta de classes” da Cortez editora,São Paulo,2000,  sobre  a comunidade primitiva e sua forma de educação .LEIA MAIS...